3.1.05

A "Excluída"


Hoje cedo recebi este texto por e-mail e mais uma vez parei para pensar se vale mesmo a pena pagar meus impostos em dia.

Eh!...vamos lá...


Apesar de ser uma cidadã brasileira tenho consciência de que a Constituição deste país não me abrange, posto que só tenha obrigações, tais como: pagar impostos, tributos, e ser qualificada "classe média alta". Quanto aos direitos, esses são privilégios dos excluídos.
Este país não me deu educação, saúde, segurança - princípios fundamentais consagrados na "Carta Magna".
Educação? Se estudei, foi às custas do trabalho de meus pais que, embora de origem humilde, tiveram o bom senso de limitar o número de filhos ao poder aquisitivo correspondente ao orçamento familiar.
Saúde pública é coisa que conheço apenas de televisão e jornal - sempre que necessitei, socorri-me dos planos particulares, também custeados pelo trabalho de meus pais e, posteriormente, pelo meu próprio.
SEGURANÇA? Isso é utopia. Direitos humanos só para aqueles que, anteriormente à era "politicamente correta" eram qualificados como marginais.
Nós, os pobres mortais, não temos direitos humanos e sim, o dever de permanecer TRANCAFIADOS em edifícios, pagando módicas taxas de condomínio que incluem portões, câmaras internas e demais sistemas de proteção que nos são impingidos a título de ilusória sensação de segurança.
Tudo o que as autoridades legitimamente constituídas, às quais é constitucionalmente outorgado o chamado "poder de polícia" fazem por nós é divulgar o procedimento adequado a ser adotado em situações adversas: NÃO REAGIR quando os "EXCLUÍDOS" nos agridem para apropriar-se de nossas vidas e pertences.
Já não tenho mais parâmetro para posicionar-me.
Problema social?
Como explicar o óbvio diariamente constatado: mulheres universitárias, presumivelmente "informadas", gerando vários filhos de pais desconhecidos; mulheres "carentes" que moram em um cubículos e a cada nove meses, dão à luz mais um filho para passar fome e ser custeado pelos impostos dos que, de alguma forma, produzem e geram algum tipo de renda.
Renda... Como se salário fosse renda. Paga-se imposto e até hoje não se sabe exatamente o que é esse "ser alienígena" intitulado "GASTO PÚBLICO".
Índio é inimputável, por disposição legal - "silvícola" - mas tem helicóptero, telefone (via satélite), caminhonete importada... Tudo isso à custa de "ARRENDAMENTO" (para exploração de pedras preciosas) em reserva indígena.
E mais, arrendamento devidamente formalizado, objeto de instrumento contratual firmado por pajé - pajé é o representante legal da tribo?
Índio não é relativamente incapaz?
"SEM TERRA", é profissão de profissionais agenciados por sindicatos organizados, tem direito a descumprir a legislação em vigor, sob a argumentação de estarem amparados por "motivo socialmente justificável" que, inclusive, os autoriza a alienar o imóvel objeto do assentamento e, por incrível que pareça: promover queimadas, destruição de vegetação etc.etc.
Para eles, não há CRIME AMBIENTAL.
Quanto a mim, se deixar de pagar IPTU, Taxa do Lixo, o imposto de transmissão e afins, o apartamento onde moro com meu filho vai a leilão. Se cortar uma árvore serei condenada como criminosa... Risos... PODE?
Fico então me indagando: afinal, quais são os MEUS direitos?
Porque, enquanto cidadã brasileira, só tem obrigações - trabalho mais de 14 horas por dia, vou do trabalho para casa e vice-versa, contando com DEUS para chegar com vida de onde saí (pior que isso estão os ateus que nem com DEUS podem contar).
Meu direito é pagar, custear quem põe filho no mundo sem qualquer responsabilidade por sua criação e educação, é TENTAR sobreviver em uma sociedade onde o mais básico de meus direitos - o direito à vida, é totalmente ignorado... Isso é justo?
Meu direito é custear estrupadores, assassinos, estelionatários, seqüestradores, traficantes que destroem famílias, aterrorizam a nossa sociedade e aniquilam quaisquer valores até então preservados (quando as palavras como honestidade e ética estavam embuídas de significado e valor a ser respeitado e preservado).
Os que custeio, lotam os presídios e ainda rebelam-se por condições de vida melhor... Só pode mesmo ser uma piada. Seria hilário se não fosse a realidade!
Meu direito é aplaudir o PT em sua grande obra de jardinagem: a estrela vermelha em prédio público.
É assistir o PT, POR AMOR AO PODER, unir-se ao PMDB dos Srs. Quércia e afins, e ao PFL, do Sr. ACM e do Sr. Sarney (aquele, cuja filha guarda em uma gaveta um milhão e meio de reais para as despesas do fim de semana).
Meu lazer? Ora, há a REDE GLOBO DE TELEVISÃO, a "Vênus Platinada" orgulho nacional que vem prestigiando a Sra. Solange, participante do BBBrasil 4, - exemplo de cultura que estimula o povo brasileiro a permanecer analfabeto - caminho para o sucesso e o reconhecimento... É... A louca sou EU!

Por essas e outras, tenho que INFORMAR: A EXCLUÍDA SOU EU!


Juçara Mazza Zaramella
Advogada
OAB/SP n.º 39.110

Um comentário:

Fabiana disse...

Por sorte ainda há gente que raciocina neste país. Mas parece ser um perfil cada vez mais raro.
Bom texto.