11.12.05

Um mundo mais simples

Hoje, mais uma vez um diálogo com o Biel me vez parar para pensar, como poderíamos viver em harmonia com outros seres, se todos tivessem a forma simples de ver as coisas como as crianças... Sem possessão e/ou sem egoísmo.

Hoje a tarde eu estava no PC “as brigas” com os códigos e não percebi quando o Biel se aproximou e me pegou de surpresa com a pergunta:

- Mãe, você sabia que pai e mãe se separa?
Levei alguns segundos pra me recobrar do susto pelo silêncio quebrado, me desligar dos códigos e entender o que ele falava, então eu disse:
- Sim, eu sei... e...?
Ele então continuou:
- Você sabe que quando o pai e a mãe se separam eles não dormem na mesma cama?
- Sim Biel eu sei...

Comecei a tentar imaginar onde ele iria chegar... e se tratando do Biel, eu já podia contar que não seriam as duas únicas perguntas.

Ele fez uma pausa, rondou pelo quarto, sentou-se na cama, sorriu meio desconsertado, pois percebeu que eu o observava e aguardava que ele continuasse. Fiz sinal com os olhos como de costume quando quero dizer que “permito” alguma coisa. Mesmo com seus cinco aninhos... ele já conhece bem o meu olhar e o meu semblante e se sentiu a vontade para continuar.

-Mãe... e você sabe que quando o pai e a mãe se separam que o pai vai embora?
Eu sorri como me é peculiar e respondi que sabia sim e perguntei o porquê ele estava fazendo tais perguntas. Ele não respondeu, ficou calado por alguns segundos como se estivesse pensando ou mesmo tentando se lembrar de algo...

Então perguntou: -O pai quando vai embora arruma outra mãe e a mãe quando o pai vai embora arruma outro pai, não é?
Pensei comigo... Que rolo... mas deu pra entender... e respondi:
-Biel... Quando os pais e as mães se separam é porque não querem mais ficar juntos ou dormir juntos e eles devem sim conhecer outras pessoas pra viver com eles ou mesmo só pra namorar... eu acho isso legal.

Ele parou me olhou dentro dos olhos e disse: - Se meu pai não dorme mais aqui com você... Então ele tem que ir embora e arrumar outra mãe, não é?
Eu sorri mais uma vez e respondi: - Sim Biel, ele deveria sim arrumar outra pessoa pra viver com ele.

Ele continuava a me olhar nos olhos, mas dessa vez fui eu que fiz a pergunta:
-Biel... e eu... quando seu pai for embora o que eu devo fazer?
Ele não tirava seus olhinhos dos meus e disse sem piscar ou mesmo sem pensar:
Ah mãe... você vai arrumar outro pai né?! E saiu para continuar brincando...

Eu continuei ali parada e pensando como é simples, como poderia ser tão simples se todos continuássemos a ser criança.


Bjs

Nenhum comentário: